segunda-feira, 24 de junho de 2013

MISS MARPLE: CHÁ & BOLINHOS - Desvendando o mistério de sua idade avançada


A idade de Miss Marple:

  
hum, será que isto realmente importa?
 


Margareth Ruthford como Miss Marple

Anteriormente, escrevi aqui um artigo acerca da idade de Miss Marple. Esta é uma questão que sempre intrigou os fãs do mundo todo, uma vez que, pelas contas, Miss Marple, lá por suas últimas estórias, já deveria estar com bem mais de 100 anos de idade !

Ocorre que, em função do enorme sucesso da esperta velhinha, Agatha Christie se viu escrevendo estórias com suas aventuras por décadas. Porém, mesmo que a autora pudesse adivinhar o futuro e saber que Miss Marple ainda participaria de outras tantas aventuras por anos a fio, ainda assim Agatha Christie a teria concebido idosa desde o inicio. E por quê? Há uma razão perfeitamente lógica para isso:


Geraldine McEwan como Miss Marple



Uma Sábia Estratégia Literária

A solução para este mistério de incrível longevidade é na verdade muito simples. Ocorre que a idade avançada da sagaz senhora faz parte de uma estratégia literária utilizada por Agatha Christie. Trata-se de um instrumento, um mecanismo técnico dentro da arte literária ao qual a escritora recorreu com sabedoria.

Ora, para que os métodos investigativos de Miss Jane Marple funcionassem e apresentassem alguma coerência, era imprescindível que ela nascesse idosa.

Em suas aventuras, a velhinha detetive vai tecendo comparações entre as pessoas e a vida na pacata Vila de St Mary Mead, onde mora, com as pessoas e a vida na cidade. Do mesmo modo, Miss Marple segue fazendo analogias entre os fatos do presente e os do passado, enquanto procura desvendar os mistérios nos quais se envolve. E tudo isso salpicado pelas suas famosas impressões e conclusões acerca da natureza humana.

Ora, uma mulher mais jovem não teria tido o tempo nem a experiência de vida necessários para tanto!





Angela Lansbury como Miss Marple



A Relevância de ser Idosa


Se Miss Marple tivesse sido concebida por Agatha Christie mais nova, ainda que só um pouco, ela não poderia ter solucionado aqueles crimes do modo como os solucionou.

Ou seja, praticamente a maior parte do tempo quietinha, fazendo tricô ou tomando chá, matutando com seus botões, e, assim, comparando lembranças, e por vezes fazendo umas visitinhas aparentemente inocentes aqui, umas perguntinhas ali, escutando atentamente umas conversinhas acolá. Era fundamental que ela fosse idosa desde o princípio, pois, do contrário, não seria possível corroborar seu estilo ou sua técnica para solucionar os mistérios. 

Criar Miss Marple como sendo uma senhora de idade avançada, conforme a descrição da própria Agatha Christie em seus livros, foi, antes de tudo, um golpe de mestre de nossa querida Rainha do Mistério! Mais uma prova da genialidade desta grande escritora.

Afinal, confesse: será que você se encantaria tanto por Miss Marple se ela não fosse esta simpática e esperta velhinha? Eu não!



2 comentários:

  1. Gostei demais do Post. Tô me apaixonando por esse blog.

    Concordo com você sobre a visão da idade de Marple. Ela tinha que ser essa velhinha....

    Minha detetive favorita!!1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cosme. Espero que se apaixone de vez. Estou me dedicando com carinho para postar coisas breves e interessantes para os fãs de Agatha Christie. A propósito, nesse caso, somos dois os fãs nº 1 da querida Miss Jane Marple!

      Excluir